Cromatógrafo Líquido de Alto Desempenho (HPLC)
Nome: Cromatógrafo Líquido de Alto Desempenho (HPLC)
Marca: PerkinElmer
Modelo: Flexar
Detalhamento: A cromatografia líquida é aplicável para a determinação de substâncias químicas não voláteis ou termicamente instáveis onde a cromatografia gasosa não pode ser comumente utilizada. Considerando-se que a vasta maioria das substâncias orgânicas apresentam essas características, o campo de aplicação da cromatografia líquida é extremamente grande. O sistema cromatográfico disponível na CAIQ é formado por uma bomba quaternária (Flexar), um compartimento de colunas com aquecimento, um degaseificador e módulos de injeção manual e automática. Possui ainda um detector por absorção na região do UV de arranjo de diodos (DAD , Flexar PDA Detector), um detector por Fluorescência Molecular e um detector por Índice de Refração.
Acessórios:
Coluna Perkin Elmer Browniee Analytical C18 5µm, 250 x 4,6 mm;
Sistema de vidro para filtração de solventes da fase móvel;
Membrana de mistura de celulose para filtração de água;
Membrana de Nylon (ou PTFE) para filtração de solventes orgânicos.
Coordenador do equipamento: Prof. Dr. José Joaquin Linares León
Técnico Responsável: MSc. Alan Ribeiro Mól
Agendamento: Entrar em contato com o coordenador ou com o técnico responsável por email ou pessoalmente. É importante que o usuário também se informe com relação aos cuidados especiais/específicos, conforme descrição abaixo.
Procedimento Operacional Padrão: Uso do equipamento.
Cuidados especiais e/ou específicos:
A CAIQ possui colunas cromatográficas e, eventualmente, solventes como metanol e acetonitrila para disponibilizar, de maneira imediata, a usuários. Entretanto, roga-se ao usuário o uso de seus próprios solventes, sempre filtrando-os de maneira adequada para evitar entupimentos nas tubulações e nas colunas cromatográficas.
Como o sistema cromatográfico possui quatro canais de bombeamento, três deles são exclusivos para os solventes mais comumente usados em cromatografia líquida: água, metanol e acetonitrila. O quarto canal é disponibilizado para acomodar misturas e soluções-tampão específicas de cada método. ATENÇÃO: Ao usar uma fase móvel tamponada certifique-se de sempre lavar o canal com água antes e após o uso. Sais insolúveis em acetonitrila ou metanol podem precipitar e entupir o sistema cromatográfico.
De uma maneira geral, colunas cromatográficas são estáveis em uma faixa de pH de 2 a 8. Verifique a faixa de trabalho de sua coluna e ajuste o pH da fase móvel e da sua amostra.
Tenha cuidado e evite choques ao manusear, transportar e guardar colunas cromatográficas. Para guardar uma coluna cromatográfica por um período curto de tempo (durante a noite) mantenha-a com a última fase móvel usada. Por um período médio de tempo (1 a 2 dias), guarde-a com água pura para evitar desenvolvimento microbiológico. Por um período longo de tempo, colunas de sílica devem ser mantidas em um solvente aprótico. Neste caso, o conteúdo de água deve ser menor que 50% (v/v). O solvente mais adequado é acetonitrila, mas evite bombear acetonitrila em um sistema cromatográfico previamente utilizado com soluções tamponadas.
Antes da cada análise, a coluna cromatográfica deve ser submetida a um período de equilíbrio com a fase móvel que varia em função do volume da coluna e da vazão de trabalho. A tabela abaixo traz algumas condições adequadas ao equilíbrio de colunas cromatográficas.
Tempos de equilíbrio mais curtos são possíveis aumentando-se a vazão. Entretanto um volume de 20 colunas cromatográficas deve ser aplicado para garantir o equilíbrio adequado.