A Central Analítica é um conjunto de laboratórios multiusuários institucionais. Dessa forma, está aberta à toda comunidade do Instituto de Química e da Universidade de Brasília, desde que sejam seguidas as regras gerais e específicas de cada equipamento.

 

Em virtude das características de cada equipamento, as regras específicas devem ser observadas por instrumento. Todos equipamentos possuem ao menos um professor e um técnico responsável. As regras de cada equipamento estão disponíveis em suas respectivas páginas

 

Para usuários externos ao IQ, poderá ser solicitada uma contrapartida à realização das análises. Isto se faz necessário pelos gastos envolvidos com consumíveis (gases, seringas, peças de reposição, etc) e com manuteções preventivas e corretivas. A contrapartida será calculada pelos responsáveis pelo equipamento de acordo com as análises solicitadas.

 

Informamos que a CAIQ não realiza análises particulares, ou seja, para fins que não sejam acadêmicos (ensino, pesquisa, extensão e inovação) ou que não estejam vinculados à Universidade de Brasília, diretamente ou indiretamente, por meio de parcerias. 

 

Regras gerais de uso da CAIQ

 

  • Só poderão realizar ou solicitar análises pessoas que estiverem devidamente autorizadas, de acordo com as especificidades de cada equipamento
  • A realização de análises está condicionada ao seguimento de TODAS as orientações dadas pelos técnicos e professores responsáveis pelos equipamentos, incluindo estas regras. 
  • Reagentes (como padrões analíticos e solventes) e frascos (como vials) são de responsabilidade do usuário. 
  • O preparo das amostras e de soluções-padrão é de responsabilidade do usuário. A CAIQ não possui vidraria e outros materiais necessários para estes procedimentos.
  • Quando for pertinente (de acordo com a técnica), o usuário deve conduzir rotinas de limpeza do equipamento antes e depois de cada sessão de análises. O técnico do Laboratório irá auxiliar os usuários neste sentido.
  • Informações sobre os métodos e os parâmetros de análise são de responsabilidade dos usuários. Em alguns casos poderão ser sugeridas condições padrão, no entanto, se for necessário desenvolvimento de método analítico o usuário deverá verificar quais os procedimentos específicos para que isso seja realizado no equipamento em questão.
  • A CAIQ oferece apenas os equipamentos e a orientação para seu uso. Para análise de dados (cálculos de áreas, concentrações, etc) e interpretação de resultados (análise de espectros, identificação de picos, bandas e sinais, etc) são de responsabilidade do usuário. Caso o usuário não tenha conhecimentos sobre a técnica, recomenda-se que primeiro seja feita uma revisão da literatura e, se necessário, firmada uma parceria com um pesquisador que possa auxiliar nestas etapas. 

 

  

Visitas às instalações da CAIQ

 

A CAIQ está aberta para visitas que tenham objetivos acadêmicos, desde que sejam respeitadas as regras abaixo: 

  • No caso de disciplinas de graduação e pós-graduação o professor responsável pela disciplina deve estar presente durante todo o período de realização da visita.
  • Sugerimos agendamentos de visitas para 5a e 6a feiras, pois são os dias com menor movimento na CAIQ. No caso de serem estudantes de uma disciplina, somos flexíveis quanto aos horários, desde que nos períodos matutino ou vespertino.
  • Pedimos que a visita seja agendada com os técnicos da CAIQ com, no mínimo, 7 dias de antecedência.
  • Devido a limitações de espaço as visitas devem ser feitas em grupos de, no máximo, 6 pessoas por vez.
  • Todos devem estar trajando calças compridas e sapatos fechados. Não será permitido o acesso de alunos ou professores com trajes inadequados.
  • Mochilas e bolsas devem permanecer fora da CAIQ para que não ocorram acidentes.
  • Um dos técnicos da CAIQ irá acompanhar a visita, mas somente visando dar segurança ao patrimônio. Eles não irão explicar o funcionamento de equipamentos. Cabe ao responsável fazer isso ou providenciar alguém para isso com antecedência.