Espectrômetro de Infravermelho com transformada de Fourier (FTIR)
Nome: Espectrômetro de Infravermelho com transformada de Fourier
Marca: Varian
Modelo: 640
Recurso original da aquisição: MCT/FINEP/CT-INFRA PROINFRA 1/2006
Detalhamento: Equipamento utilizado em medidas espectroscópicas na região do infravermelho (4000-400 cm-1), equipado com detector TA DLaTGS
Acessórios:
Acessório para preparação de pastilhas em KBr
Acessório para medidas em fluxos líquidos apolares
Acessório de Refletância Total Atenuada (ATR)
Coordenador do equipamento: Prof. Dr. Gesley Alex Veloso Martins
Técnico Responsável: - (e-mail: - telefone: 31073816)
Agendamento: Entrar em contato com o técnico responsável no Laboratório Multusuário II da Central Analítica. É importante que o usuário também se informe com relação aos cuidados especiais/específicos, conforme descrição abaixo.
Procedimento Operacional Padrão: Para uso do equipamento
Cuidados especiais e/ou específicos:
Para utilização adequada dos espectrômetros de infravermelho, devem-se considerar duas situações:
- Caso o usuário NÃO TENHA SIDO devidamente treinado para operá-lo, o mesmo deverá enviar um e-mail para o técnico responsável solicitando o treinamento, expressando sua intenção e sugerindo uma data e horário para receber o treinamento.
- Caso o usuário TENHA SIDO devidamente treinado para operá-lo, o mesmo deverá procurar técnico responsável para agendar uma data e horário no caso do equipamento estar em uso no momento. Se o equipamento estiver livre, o usuário poderá utilizá-lo imediatamente, porém sempre com a supervisão ou ciência do técnico responsável.
- Paralelo ao agendamento com o técnico, o usuário poderá acompanhar os períodos reservados por outro usuário na tabela de agendamento afixada ao caderno ata próximo ao equipamento. O USUÁRIO NÃO PODERÁ ALTERAR ESTA TABELA.
- Apenas em casos excepcionais o técnico poderá realizar as medidas para os usuários. No caso de demandas externas ao Instituto de Química ou no caso de alunos com data de defesa de dissertação ou tese previamente agendada nos programas de pós-graduação do IQ. Entretanto, neste último caso, a prioridade de realização destas medidas será para os pedidos de agendamentos por usuários que realizarão suas próprias medidas.
- Em todos os casos de utilização, é OBRIGATÓRIO o preenchimento dos dados requisitados no caderno ata do equipamento.
- AOS USUÁRIOS TREINADOS, é obrigatório relatar ao técnico por e-mail, telefone ou pessoalmente, ocorrências que podem prejudicar o bom funcionamento do equipamento.